Deputado Miguel Lombardi discute atraso na renovação do CEBAS com lideranças vicentinas

Segundo Lombardi, o atraso na emissão da documentação ultrapassa 1 ano  gerando insegurança jurídica, além de custos tributários para as Obras U​nidas e outras organizações do terceiro setor como as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos)


Por Redacao 019 Agora
Deputado Miguel Lombardi discute atraso na renovação do CEBAS com lideranças vicentinas

Deputado Miguel Lombardi discute atraso na renovação do CEBAS com lideranças vicentinas

O deputado federal Miguel Lombardi reforçou o compromisso de defender pautas legislativas que fortaleçam a rede de caridade no país durante reunião virtual que contou com a presença de presidentes do Conselho Metropolitano da Sociedade de São Vicente de Paulo do estado de São Paulo (SSVP) e outras lideranças vicentinas do interior paulista.


Uma das preocupações relatadas pelo deputado durante o encontro foi o atraso, por parte do  Ministério da Cidadania, na renovação do CEBAS (Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social). Segundo Lombardi, o atraso na emissão da documentação ultrapassa 1 ano  gerando insegurança jurídica, além de custos tributários para as Obras U​nidas e outras organizações do terceiro setor como as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). O parlamentar colocou o mandato à disposição para intermediar diálogo destas organizações filantrópicas com o Ministério da Cidadania para solucionar o impasse.


Outra pauta discutida no encontro debateu saídas para sensibilizar os gestores locais a desburocratizarem o repasse das verbas para as Obras Unidas e para o 3º setor. “Por lei, a emenda parlamentar de minha autoria é transferida primeiro para o Fundo Municipal da Assistência Social dos municípios antes de chegar ao caixa das entidades vicentinas. A  prefeitura é obrigada a repassar este recurso no prazo legal. Porém, temos encontrado algumas barreiras neste sentido. Vamos reforçar o diálogo com os gestores locais ou buscar caminhos jurídicos para garantir a aplicação correta da emenda”, alertou.


Único parlamentar vicentino do Congresso Nacional, o deputado Miguel citou que já atendeu 133 entidades vicentinas no estado de São Paulo com um total de R$ 16 milhões em verbas federais alocadas para fortalecer as Obras Unidas.

Sair da versão mobile