Vigilância Epidemiológica de Iracemápolis destaca cuidados para a prevenção da febre maculosa


Por Redacao 019 Agora
Vigilância Epidemiológica de Iracemápolis destaca cuidados para a prevenção da febre maculosa

A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e nas solas dos pés)

Neste período do ano, é fundamental que a população esteja atenta aos riscos da febre maculosa. A Vigilância Epidemiológica de Iracemápolis destaca informações importantes sobre a doença, prevenção e busca por atendimento médico.

A febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria, transmitida por algumas espécies de carrapatos, que ocasiona febre, dor de cabeça forte, dores musculares, manchas na pele (inclusive nas palmas das mãos e nas solas dos pés). Inicialmente pode ser confundida com uma gripe comum.


A forma de contrair a doença é por picada de carrapato infectado. A doença aparece de 2 a 14 dias após a picada. Se não diagnosticada e tratada a tempo, pode matar.

Para haver transmissão da doença, o tempo de aderência do carrapato no corpo precisa ser de quatro a seis horas.

CUIDADOS

Caso você entre na mata ou encontre carrapato em seu corpo e, depois de alguns dias, apresente sintomas compatíveis com febre maculosa, AVISE O MÉDICO. Esta informação é muito importante para um diagnóstico correto. 

Sair da versão mobile