Miguel Lombardi reforça pedido de apoio para Instituições de Longa Permanência para Idosos

Lombardi fez um apelo para reedição do auxílio financeiro emergencial em encontro com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves


Por Redacao 019 Agora
Miguel Lombardi reforça pedido de apoio para Instituições de Longa Permanência para Idosos

Lombardi fez um apelo para reedição do auxílio financeiro emergencial em encontro com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves

O deputado federal Miguel Lombardi reforçou pedido de apoio para Instituições de Longa Permanência para Idosos em encontro com a a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Lombardi fez um apelo para reedição do auxílio financeiro emergencial para as ILPIs.

Único parlamentar vicentino do Congresso Nacional, o deputado Miguel Lombardi lembrou que esse suporte ajudou a manter de portas abertas diversas  Obras Unidas da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) no país.

O deputado federal Miguel Lombardi (PL-SP) e a ministra Damares Alves

“Foi uma agenda de agradecimento pelo que a ministra Damares tem feito pelos idosos brasileiros e também reforçar a ideia da reedição do auxílio financeiro para nossas instituições neste momento de atenção em virtude das novas variantes da Covid-19”, comentou.

Segundo ele, o apelo surge a partir de conversas com lideranças vicentinas do interior paulista.

1200 OBRAS UNIDAS EM TODO BRASIL

“Chegamos a ter 1.200 Obras Unidas em todo o Brasil. A maioria delas acohiam idosos em situação de vulnerabilidade. Hoje temos apenas 760 instituições vicentinas. É número que demonstra a dificuldade financeira de manter de portas abertas tanto nossas Obras como também ILPIs”, argumentou o congressista.

Ao longo da pandemia 2.118 Instituições de longa Permanência para Idosos (ILPIs) e mais de 80 mil pessoas idosas abrigadas receberam o auxílio financeiro emergencial de R$ 160 milhões.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Os dados são do governo federal. A ministra Damares relatou que o ministério já tem um esforço de diálogo nesse sentido com o Ministério da Economia e o desafio é encontrar espaço no orçamento federal.

POLÍTICA DE ESTADO

O deputado federal Miguel Lombardi citou para a ministra Damares que defende no Parlamento a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 383/17.

A propositura obriga a União a aplicar no mínimo 1% da receita corrente líquida prevista para o ano no Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Precisamos consolidar uma política de Estado e não de governo para os programas voltados para os idosos brasileiros. Por este motivo defende o 1% da receita corrente líquida seja destinadas ao SUAS”, frisou.

Ao longo do mandato, o deputado Miguel destinou R$ 26 milhões para o terceiro setor. Este número consolida Miguel como o congressista brasileiro que mais repassou recurso para a área social na 55ª legislatura e na atual.

Sair da versão mobile