Defesa Civil de SP reforça monitoramento do clima

Centro de Gerenciamento de Emergências mantém previsão para fortes chuvas em toda a faixa leste, que inclui a Grande SP, todo o litoral e as regiões mais populosas do interior


Por Redacao 019 Agora
Defesa Civil de SP reforça monitoramento do clima

Centro de Gerenciamento de Emergências mantém previsão para fortes chuvas em toda a faixa leste, que inclui a Grande SP, todo o litoral e as regiões mais populosas do interior

Com a divulgação do alerta para possibilidade de fortes chuvas ao longo deste final de semana, a Defesa Civil do Estado reforçou o monitoramento das condições climáticas desde a madrugada deste sábado (20). Três mortes aconteceram até o momento, duas em Limeira e uma em Sorocaba.

Mortes em Limeira

Duas mulheres, uma de 70 anos e outra de 35 anos, morreram após serem arrastadas pela enxurrada e ficarem presas embaixo de um veículo, em Limeira.

Mortes em Sorocaba

Em Sorocaba, uma mulher de 74 anos morreu após ficar presa no interior de um veículo que foi arrastado pela força das águas. O outro ocupante do veículo foi resgatado sem ferimentos.

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de SP

As equipes do Centro de Gerenciamento de Emergências estão de prontidão para eventuais emergências e mobilização de agentes estaduais e municipais, em especial na faixa leste paulista, incluindo todo o litoral, a capital e parte do interior.

As áreas com probabilidade de ocorrências de maior risco nos próximos dias são Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba, Itapeva, Vale do Ribeira e Campinas, com acúmulo de chuva que podem variar entre 130 mm e 200 mm neste final de semana, além de rajadas de ventos que podem chegar até 90 km/h.

Sob supervisão da Defesa Civil, o CGE monitora as condições climáticas e orienta a comunicação entre Estado, prefeituras e concessionárias de distribuição de energia para pronta resposta a situações de emergência em caso de temporais e rajadas de vento.

Com a previsão de grandes volumes acumulados no final de semana, especialmente durante o sábado (20), a Defesa Civil do Estado recomenda atenção redobrada em áreas urbanas mais vulneráveis. Devido ao encharcamento do solo, haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.

Confira algumas das principais orientações da Defesa Civil de SP para autoproteção durante temporais

Sair da versão mobile